sábado, 12 de setembro de 2009

Por que será?

Coluna Laser I, Ateliê da Turi, São Paulo, 2000
Orientação científica: Prof. José Lunazzi. Foto: Seba

Coluna Laser II - Opostos. Sonar, São Paulo, 2004
Orientação científica: Dr. Eduardo Landulfo. Foto: Daniel Lima
Colaboração: Cibele Lucena

Coluna Laser III. I Mostra Panafricana de Arte Contemporânea, Salvador, 2005
Orientação científica: Dr. Eduardo Landulfo. Foto: Daniel Lima

Coluna Laser IV. BRG2005, Braga, 2005
Orientação científica: Dr. Eduardo Landulfo. Foto: Daniel Lima
Colaboração: Dr. Michael Belsley

Em Greenwich desde 1999 um laser marca o meridiano a noite. Uma coincidência assustadora com meus trabalhos anteriores com laser. Por que será que eu tenho essa atração em relação a este meridiano?




Fotos de divulgação.

6 comentários:

  1. realmente é uma loucura. esse laser, é por ai. isso tambem eh uma fronteira invisivel. o laser divide o espaço e tambem o tempo. tempo e espaço. no meio as historias.
    vc viu o trampo do zeca dai de londres que ele fotografa as casas que parecem que foram cortadas ao meio? shortcuts. acho que yem a ver tambem. abz mano!

    ResponderExcluir
  2. uummm...meridiano de si mesmo parece apontar a resposta! bjs e boa caminhada!! Bele

    ResponderExcluir
  3. Valeu amigos! Vi sim o trampo de Zeca. É estranho com esse pensamento científico moldou muita coisa por aqui. A quantidade de museus é totalmente absurda. Eles realmente pensavam que podiam "colecionar" todo conhecimento da humanidade.

    Vcs viram a história do atentado em Greenwich?
    É isso. Um ataque ao pensamento ocidental que preparou o europeu para oprimir o resto do mundo.

    Aqui vamos nós!

    ResponderExcluir
  4. Daniel, não acho que tenha sido o pensamento ocidental que tenha preparado o europeu para oprimir o resto do mundo. O europeu primeiro conquistou o mundo e depois o seu pensamento reflete isso. Não foi por causa de Greenwich que a Ingleteraa dominou o mundo, Greenwich é uma expressão do comínio do mundo pelos britânicos. Mas isso é só o meu materialismo. Um abraço. Felipe

    ResponderExcluir
  5. Vamos ser dialéticos. Os aparatos técnicos serviram de instrumento para o processo de dominição do mundo pelos ingleses mas também, por outro lado, são a expressão desta dominição. Como você mesmo aponta no post anterior (muito bem resumido!), Greenwich faz parte de um projeto estratégico muito bem pensado: domine o tempo e dominará o espaço. Na navegação essa precisão do tempo era o diferencial (vide o desenvolvimento do relógio de Shepherd - http://en.wikipedia.org). /wiki/Shepherd_gate_clock).
    Valeu pela colaboração constante.
    Seguimos na pesquisa.
    Abraço,
    dcfl

    ResponderExcluir
  6. Beleza. Mas só um comentário: os chineses tinham um desenvolvimento tecnológico e naval absurdamente mais desenvolvido que os europeus na época dos descobrimentos e os árabes também. Agora a questão é: o que fez com que uma ilha absolutamente irrelevante conseguisse dominar o mundo, inclusive outros impérios muito mais desenvolvidos em vários sentidos? Esse é o mistério do chamado "milagre europeu".

    ResponderExcluir